Um beijo, um queijo... Deixe ir.

Imagem
Confesso que ainda me restava um pouco de sentimento e não sei por que, mas algo lá no fundo me fazia acreditar que um dia você iria voltar a falar comigo. Me agarrei a pequenas esperanças iludidas por um sentimento intacto. Se passaram 2 anos e tudo isso foi se desfazendo pouco a pouco. Depois de tanto tempo, eu finalmente vou soltar essas lembranças e deixar partir o que restou. Me abri para o novo, um lugar desconhecido da qual ainda tenho medo... Porém sei que me fará bem algum dia. Esse novo amor apareceu de repente, fiquei meio desconfiada, ele seria o abraço que eu tanto precisei e esperava? O abraço me consolou naquele dia frio e escuro e eu retribuí, por que senti algo diferente. Não sei o que será daqui para frente, não tenho expectativas e nem ansiedade, mas iremos com calma... Sei que já estamos nos tornando grandes amigos e isso é importante.  Se você gostou, eu não sei, mas segundo minha mãe, se não tivesse gostado, não teria me beijado tantas vezes.

Endoscopia nasal + Vídeo laringoscopia

Quem nunca teve medo de fazer uma endoscopia digestiva que atire a primeira pedra. Nada mais bizarro que imaginar um cano do tamanho do seu dedo sendo colocado em seu humilde esôfago. Só que isso é feito com você apagado ou em estado alucinógeno (tipo eu que vi gnomos na segunda vez que fiz o exame) enfim, quando acorda, tudo já acabou, exceto o sono.
Agora imagina o chilique que é, quando te enfiam um cano pelo nariz? Sim, essa é a endoscopia nasal.
É rotina para eu fazer este exame, pois devido ao meu histórico de proezas nasais, não tem como fugir, mas por incrível que pareça, eu ainda não postei sobre ele por aqui. Então como fiz um recentemente, daí resolvi relatar como foi, para todos aqueles que nunca o fizeram.
Esse exame serve para identificar problemas como: Pólipos nasais, adenoides, rinites, problemas anatômicos e afins... Basicamente é feito com um endoscópio flexível bem fino e anestesia tópica. 


Antes do médico começar, ele espirra um spray nasal e deixa a anestesia fazer efeito. Geralmente esse anestésico tem cheiro de flor e você tem a sensação de que seu nariz está gelado por dentro. Cada médico tem um jeito de fazer o exame. Então estou relatando como foi para mim, dado que na primeira vez que fiz o exame (por volta dos 8 anos) além do spray nasal, me aplicaram um spray na garganta também.
Depois ele começa a introduzir o aparelho, você não sente dor, apenas sente o endoscópio entrando. A medida que ele vai entrando mais, você começa a sentir uma ardência e uma sensação de pressão. Isso faz com que seus olhos lacrimejem um pouco, mas nada intolerável e é questão de segundos. Tem pessoas que não suportam muito, devido a alta sensibilidade no nariz, mas prender a respiração o máximo que puder, ajuda a aliviar os sintomas (é claro que tem que respirar pela boca, né). O otorrino pode pedir para você falar algumas coisas também, emitir sons.
Se você tiver algum problema nasal, é provável que tenha desconforto.
Eu tinha desvio de septo grau máximo, então toda vez que fazia esse exame, eu tinha um pouco de dor, por que o endoscópio não passava com facilidade em uma das narinas.
Depois de uns 10 a 15 minutos, o exame está feito e você sai tranquilo e sem sintomas nenhum, exceto o nariz escorrendo um pouco.



Agora a vídeo laringoscopia é um outro procedimento que ajuda averiguar problemas na laringe, cordas vocais e afins. Geralmente eu faço esse para acompanhar o refluxo.
A maioria dos centro de otorrino que fazem esse exame, costumam fazer junto com a endoscopia nasal. Como assim? Quando eles estão colocando o cano pelo nariz, eles vão enfiando até chegar na garganta e fazem as duas coisas em um procedimento único. Muita gente prefere assim e sente menos desconforto, mas eu digo, não é nada legal fazer os dois em um. Eu fiz uma vez e foi bizarro, sai da sala de exame espirrando muito e com um nariz em forma de torneira. Então eu sempre faço os dois separados, se seu médico tem o aparelho, peça para fazer separado.
Ele também é simples e não traz sintoma e nem dor nenhuma, apenas ânsia de vômito se caso o otorrino encostar o laringoscópio na úvula, o que é difícil.
Basicamente ele esfrega o aparelho nas bochechas e na língua para que a sua boca não fique com gosto de metal. Depois segura sua língua para fora com uma gaze e coloca o aparelho até a entrada da garganta (final da língua) e lá ele vai te mandar repetir algumas sílabas e fazer um teste tonal. O exame é rápido e é muito melhor fazer ele separado.



Se vai fazer esses dois exames, não se preocupe e confie no seu médico. Não trazem grandes desconfortos e nem dor intolerável. Fique bem calmo (a) que é menos de 20 minutos cada um e será de grande auxílio para descobrir possíveis problemas. Boa sorte! 


Gostou da postagem? Então comente aqui embaixo se você já fez esse exame ou se irá fazer. Não esquece de curtir a página do mundo ali ao lado ------------->
Beijos galaxicos!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omepramix 7º dia

Eu não gosto de crianças

Vectoeletronistagmografia